Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
No âmbito do Projeto What's up- Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade | AE Prof. Ruy Luís Gomes_Envol20_GIP_2021/22, os alunos do 11º ano, dos cursos Profissionais Técnico de Fotografia e Técnico de Turismo já participaram em duas das quatro sessões do projeto.  Através de metodologias práticas e dinâmicas, desenvolveram temáticas relacionadas com Competências Pessoais e Sociais-Comunicação, Trabalho em equipa, Tomada  de Decisão, Criatividade e Resolução de Problemas. 
Os alunos participaram de forma entusiasta em todas as atividades, tendo existido bons momentos de partilha entre todos!
 
 
 

A Direção-Geral da Educação (DGE), vai promover em modalidade remota, no dia 19 de janeiro, entre as 18:30h e as 19:30h, o âmbito doWebinar: "Novas tecnologias: usar, sem abusar; usufruir, sem destruir" será a prevenção da adição às novas tecnologias, nomeadamente, écran, gaming, internet.

Toda a informação para a inscrição aqui

 

 

 

Foi com  muito orgulho que recebemos a notícia que três dos nossos alunos constam na lista dos alunos apurados para a 2ª Eliminatória das XL Olimpíadas Portuguesas de Matemática. 
                     Alan _ Categoria Júnior (6º e 7º anos)
                     Lara _  Categoria A (8º e 9º anos) 
                     Diogo _ Categoria B (10º, 11º e 12º anos)
Estes alunos representarão a  nossa escola na próxima eliminatória que decorrerá no dia 12 de janeiro, pelas 15h30. Parabéns pela excelente participação e votos de  bom trabalho!

 
 
 
As Professoras Paula Cunha e Maximina Raposo e três alunas do 10º ano participaram numa atividade do projeto Erasmus+, que decorreu de 31 de outubro a 7 de novembro na Grécia.
Foi uma semana cheia de atividade, em que alunos e professores de escolas de Espanha, Grécia, Bulgária, Polónia, Turquia e Portugal tiveram oportunidade de trocar experiências e trabalhar o tema da Inclusão. Mas também houve tempo para visitas culturais e diversão.
 
Foi, acima de tudo, mais uma experiência que provou que, com diferentes culturas, religiões e proveniências socioeconómicas é possível aprender, ensinar, conviver e fazer amizades, fortalecendo o sentimento de cidadania europeia, um dos objetivos do Projeto Erasmus +.
 
‘Como é possível apenas uma semana da minha vida me fazer tão feliz?! Uma semana de novas amizades, novas realidades, um novo país, uma nova localidade, uma nova escola, novos professores, novos sentimentos…. Tudo tão novo e que, de repente, se tornou tão comum no meu dia a dia. Eternamente marcada como das melhores semanas de toda a minha vida, daquelas que, tenha eu filhos, netos ou bisnetos, irei falar. Grata sou por ter sido uma das escolhidas para viver tamanha experiência. Ficam as saudades e vínculos inquebráveis para sempre.’ Érica
 
‘Quando estava a caminho da Grécia, senti um pouco de medo de não saber interagir com as outras pessoas. Mas quando chegámos, fomos tão bem recebidos, que falar com os outros pareceu-me tão fácil…. E assim começou a semana mais divertida de sempre. Por mim, podíamos ter ficado mais um pouco por lá. Durante o tempo em que lá estive, fiz muitas e novas amizades, mesmo com alguma dificuldade a inglês, encontrei sempre uma forma de me exprimir e o mesmo aconteceu com os outros colegas. Além de tudo, queria muito voltar a ver todos outra vez!!!’  Cely
 
‘Na minha opinião, foi uma experiência muito educativa, diferente, especial e entusiasmante, pois fui a um país com uma cultura muito rica. Fiz muitas amizades e infelizmente a despedida custou mais do que estava à espera.
As professoras foram excelentes e apoiaram-nos em tudo. Foram muito atenciosas e prestáveis.
Foi uma viagem que superou as minhas expectativas em termos de país, cultura, amizades, etc.
Amei a forma como fomos tratadas e muito bem recebidas. Adorei tudo e voltaria a repetir.’ Lara
 
 
 
 
No dia 16 de novembro assinala-se o dia do nascimento de José Saramago e iniciam-se as Comemorações do Centenário.
No nosso agrupamento, assinalamos esta data com uma exposição e sessões de leitura dos contos "A Maior Flor do Mundo", "Conto da Ilha Desconhecida" e um excerto de "Memorial do Convento". Assim, no horário da atividade "10 minutos aLeR" convidamos todos a ler Saramago.
Leituras propostas (para aceder clicar nos títulos):
Ensino Secundário _ "Memorial do Convento" (excerto)
 
 

 
 

Hoje, dia 10 de novembro de 2021 realiza-se a 1.ª Eliminatória das XL Olimpíadas Portuguesas de Matemática, promovida pela Sociedade Portuguesa de Matemática.  Os nossos alunos participam nas Categorias Pré-Olimpíadas (5.º ano), Categoria Júnior (6.º e 7.º anos), Categoria A (8.º e 9.º anos); Categoria B (10.º, 11. ° e 12. ° anos)A todos desejamos um ótimo desempenho! 

 

 
No dia 5 de novembro às 10:55h a nossa escola associa-se à iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que promove de norte a sul do país, a 9.ª edição do Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt), medida prevista na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva.
 
Vídeo promocional aqui
 
 
 
 
Dia 7 de outubro, o nosso Agrupamento teve o gosto de, mais uma vez, acolher os colegas das Equipas Locais dos Novos Tempos para Aprender na primeira reunião deste ano letivo.
Foi um tempo de balanço, mas também de reflexão sobre os desafios que ainda teremos de enfrentar.
Assinalamos o espírito de equipa e o respeito pelas diferenças que nos caracterizam e nos tornam mais fortes.
Abraçamos Novos Tempos e, em conjunto, aprendemos, ensinamos e servimos a nossa comunidade educativa de uma forma mais unida, mais eficaz e mais bonita.
Estamos na fase final deste projeto mas, certamente, no início de uma nova era de cooperação. 
 
 
 


Pág. 9 de 15

logotipo_escola_s.jpg


Eco Escolas

Em linha

Temos 20 visitantes em linha

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje240
mod_vvisit_counterOntem2311
mod_vvisit_counterNeste mês22791
mod_vvisit_counterMês anterior29192
mod_vvisit_counterDesde 15-7-103468352

18 Abr, 2024

Dados do perfil

Application afterLoad: 0.001 seconds, 0.88 MB
Application afterInitialise: 0.053 seconds, 4.01 MB
Application afterRoute: 0.072 seconds, 5.18 MB
Application afterDispatch: 0.258 seconds, 10.76 MB
Application afterRender: 3.722 seconds, 44.23 MB

Utilização de memória

46516448

29 pedidos registados

  1. SELECT *
      FROM jos_session
      WHERE session_id = 're90t2r1ksptpn038elcp1o9i3'
  2. DELETE
      FROM jos_session
      WHERE ( TIME < '1713424578' )
  3. SELECT *
      FROM jos_session
      WHERE session_id = 're90t2r1ksptpn038elcp1o9i3'
  4. INSERT INTO `jos_session` ( `session_id`,`time`,`username`,`gid`,`guest`,`client_id` )
      VALUES ( 're90t2r1ksptpn038elcp1o9i3','1713425478','','0','1','0' )
  5. SELECT *
      FROM jos_components
      WHERE parent = 0
  6. SELECT folder AS TYPE, element AS name, params
      FROM jos_plugins
      WHERE published >= 1
      AND access <= 0
      ORDER BY ordering
  7. SELECT MAX(TIME)  
      FROM jos_vvcounter_logs
  8. SELECT session_id, TIME, guest, DATA  
      FROM jos_session  
      WHERE '1=1'  
      AND TIME >= 1713424528
  9. INSERT INTO jos_vvcounter_logs (TIME, visits, guests, members, bots)  
      VALUES ( 1713425478, 20, 20, 0, 0 )
  10. SELECT m.*, c.`option` AS component
      FROM jos_menu AS m
      LEFT JOIN jos_components AS c
      ON m.componentid = c.id
      WHERE m.published = 1
      ORDER BY m.sublevel, m.parent, m.ordering
  11. SELECT template
      FROM jos_templates_menu
      WHERE client_id = 0
      AND (menuid = 0 OR menuid = 1)
      ORDER BY menuid DESC
      LIMIT 0, 1
  12. SELECT a.id, a.title, a.alias, a.title_alias, a.introtext, a.fulltext, a.sectionid, a.state, a.catid, a.created, a.created_by, a.created_by_alias, a.modified, a.modified_by, a.checked_out, a.checked_out_time, a.publish_up, a.publish_down, a.images, a.attribs, a.urls, a.metakey, a.metadesc, a.access, CASE WHEN CHAR_LENGTH(a.alias) THEN CONCAT_WS(':', a.id, a.alias) ELSE a.id END AS slug, CASE WHEN CHAR_LENGTH(cc.alias) THEN CONCAT_WS(":", cc.id, cc.alias) ELSE cc.id END AS catslug, CHAR_LENGTH( a.`fulltext` ) AS readmore, u.name AS author, u.usertype, g.name AS groups, u.email AS author_email, cc.title AS category, s.title AS SECTION, s.ordering AS s_ordering, cc.ordering AS cc_ordering, a.ordering AS a_ordering, f.ordering AS f_ordering
      FROM jos_content AS a
      INNER JOIN jos_content_frontpage AS f
      ON f.content_id = a.id
      LEFT JOIN jos_categories AS cc
      ON cc.id = a.catid
      LEFT JOIN jos_sections AS s
      ON s.id = a.sectionid
      LEFT JOIN jos_users AS u
      ON u.id = a.created_by
      LEFT JOIN jos_groups AS g
      ON a.access = g.id
      WHERE 1
      AND a.access <= 0
      AND a.state = 1
      AND (( cc.published = 1
      AND s.published = 1 ) OR ( a.catid = 0
      AND a.sectionid = 0 ) )
      AND ( a.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR a.publish_up <= '2024-04-18 07:31:18' )
      AND ( a.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR a.publish_down >= '2024-04-18 07:31:18' )
      ORDER BY  f.ordering
      LIMIT 64, 12
  13. SELECT a.id, a.title, a.alias, a.title_alias, a.introtext, a.fulltext, a.sectionid, a.state, a.catid, a.created, a.created_by, a.created_by_alias, a.modified, a.modified_by, a.checked_out, a.checked_out_time, a.publish_up, a.publish_down, a.images, a.attribs, a.urls, a.metakey, a.metadesc, a.access, CASE WHEN CHAR_LENGTH(a.alias) THEN CONCAT_WS(':', a.id, a.alias) ELSE a.id END AS slug, CASE WHEN CHAR_LENGTH(cc.alias) THEN CONCAT_WS(":", cc.id, cc.alias) ELSE cc.id END AS catslug, CHAR_LENGTH( a.`fulltext` ) AS readmore, u.name AS author, u.usertype, g.name AS groups, u.email AS author_email, cc.title AS category, s.title AS SECTION, s.ordering AS s_ordering, cc.ordering AS cc_ordering, a.ordering AS a_ordering, f.ordering AS f_ordering
      FROM jos_content AS a
      INNER JOIN jos_content_frontpage AS f
      ON f.content_id = a.id
      LEFT JOIN jos_categories AS cc
      ON cc.id = a.catid
      LEFT JOIN jos_sections AS s
      ON s.id = a.sectionid
      LEFT JOIN jos_users AS u
      ON u.id = a.created_by
      LEFT JOIN jos_groups AS g
      ON a.access = g.id
      WHERE 1
      AND a.access <= 0
      AND a.state = 1
      AND (( cc.published = 1
      AND s.published = 1 ) OR ( a.catid = 0
      AND a.sectionid = 0 ) )
      AND ( a.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR a.publish_up <= '2024-04-18 07:31:18' )
      AND ( a.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR a.publish_down >= '2024-04-18 07:31:18' )
      ORDER BY  f.ordering
  14. SELECT id, title, module, POSITION, content, showtitle, control, params
      FROM jos_modules AS m
      LEFT JOIN jos_modules_menu AS mm
      ON mm.moduleid = m.id
      WHERE m.published = 1
      AND m.access <= 0
      AND m.client_id = 0
      AND ( mm.menuid = 1 OR mm.menuid = 0 )
      ORDER BY POSITION, ordering
  15. SELECT parent, menutype, ordering
      FROM jos_menu
      WHERE id = 1
      LIMIT 1
  16. SELECT COUNT(*)
      FROM jos_menu AS m
      WHERE menutype='mainmenu'
      AND published=1
      AND parent=0
      AND ordering < 3
      AND access <= '0'
  17. SELECT *, RAND() AS ordering
      FROM jos_banner
      WHERE showBanner = 1
      AND (imptotal = 0 OR impmade < imptotal)
      AND cid = 1
      AND catid = 13
      ORDER BY sticky DESC, ordering
      LIMIT 0, 1
  18. UPDATE jos_banner
      SET impmade = impmade + 1
      WHERE bid = 1
  19. SELECT a.*, CASE WHEN CHAR_LENGTH(a.alias) THEN CONCAT_WS(":", a.id, a.alias) ELSE a.id END AS slug, CASE WHEN CHAR_LENGTH(cc.alias) THEN CONCAT_WS(":", cc.id, cc.alias) ELSE cc.id END AS catslug
      FROM jos_content AS a
      INNER JOIN jos_categories AS cc
      ON cc.id = a.catid
      INNER JOIN jos_sections AS s
      ON s.id = a.sectionid
      WHERE a.state = 1  
      AND a.access <= 0
      AND cc.access <= 0
      AND s.access <= 0
      AND (a.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR a.publish_up <= '2024-04-18 07:31:18' )  
      AND (a.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR a.publish_down >= '2024-04-18 07:31:18' )
      AND cc.id = 3
      AND cc.SECTION = s.id
      AND cc.published = 1
      AND s.published = 1
      ORDER BY a.ordering
  20. SELECT a.*, CASE WHEN CHAR_LENGTH(a.alias) THEN CONCAT_WS(":", a.id, a.alias) ELSE a.id END AS slug, CASE WHEN CHAR_LENGTH(cc.alias) THEN CONCAT_WS(":", cc.id, cc.alias) ELSE cc.id END AS catslug
      FROM jos_content AS a
      LEFT JOIN jos_content_frontpage AS f
      ON f.content_id = a.id
      INNER JOIN jos_categories AS cc
      ON cc.id = a.catid
      INNER JOIN jos_sections AS s
      ON s.id = a.sectionid
      WHERE ( a.state = 1
      AND s.id > 0 )
      AND ( a.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR a.publish_up <= '2024-04-18 07:31:18' )
      AND ( a.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR a.publish_down >= '2024-04-18 07:31:18' )
      AND a.access <= 0
      AND cc.access <= 0
      AND s.access <= 0
      AND s.published = 1
      AND cc.published = 1
      ORDER BY a.hits DESC
      LIMIT 0, 5
  21. SELECT a.*,  CASE WHEN CHAR_LENGTH(a.alias) THEN CONCAT_WS(":", a.id, a.alias) ELSE a.id END AS slug, CASE WHEN CHAR_LENGTH(cc.alias) THEN CONCAT_WS(":", cc.id, cc.alias) ELSE cc.id END AS catslug
      FROM jos_content AS a
      INNER JOIN jos_categories AS cc
      ON cc.id = a.catid
      INNER JOIN jos_sections AS s
      ON s.id = a.sectionid
      WHERE a.state = 1
      AND ( a.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR a.publish_up <= '2024-04-18 07:31:18' )
      AND ( a.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR a.publish_down >= '2024-04-18 07:31:18' )
      AND s.id > 0
      AND a.access <= 0
      AND cc.access <= 0
      AND s.access <= 0
      AND s.published = 1
      AND cc.published = 1
      ORDER BY a.created DESC
      LIMIT 0, 5
  22. SELECT MONTH( created ) AS created_month, created, id, sectionid, title, YEAR(created) AS created_year
      FROM jos_content
      WHERE ( state = -1
      AND checked_out = 0
      AND sectionid != 0)
      GROUP BY created_year DESC, created_month DESC
      LIMIT 0, 10
  23. SELECT guest, usertype, client_id
      FROM jos_session
      WHERE client_id = 0
  24. SELECT TIME, visits, guests, members, bots  
      FROM jos_vvcounter_logs  
      WHERE '1=1'  
      AND TIME > 1713398400
  25. SELECT session_id, TIME, guest, DATA  
      FROM jos_session  
      WHERE '1=1'  
      AND TIME >= 1713425479
  26. SELECT TIME, visits, guests, members, bots  
      FROM jos_vvcounter_logs  
      WHERE '1=1'  
      AND TIME <= 1713398400
  27. SELECT TIME, visits, guests, members, bots  
      FROM jos_vvcounter_logs  
      WHERE '1=1'  
      AND TIME > 1713312000  
      AND TIME <= 1713398400
  28. SELECT TIME, visits, guests, members, bots  
      FROM jos_vvcounter_logs  
      WHERE '1=1'  
      AND TIME > 1711929600  
      AND TIME <= 1713398400
  29. SELECT TIME, visits, guests, members, bots  
      FROM jos_vvcounter_logs  
      WHERE '1=1'  
      AND TIME > 1709251200  
      AND TIME <= 1711929600

Ficheiros de idioma carregados

Diagnostico de frases por traduzir

Nenhum

Edição de frases por traduzir

Nenhum